Aliança Francesa de Belém - TCF - Aliança Francesa de Belém

TCF - Test de Connaissance du français

O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono, a partir dos 16 anos (concluídos), que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.

 

Esse teste padronizado e mensurado foi criado pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (domínio da língua). O TCF é válido por dois anos. Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de dois meses. Quatro tipos de TCF são aplicados em diversas Alianças Francesas do Brasil: 

  

TCF TP (Tout Public)

Oito sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é composto de 3 provas obrigatórias (compreensão oral, escrita e gramática); 2 provas facultativas (expressão escrita e expressão oral) e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas. Para se inscrever em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).

 

TCF Québec

O TCF Québec é destinado exclusivamente para participantes do processo de emigração para o Québec. São 2 provas obrigatórias: compreensão e expressão oral. Para informações sobre emigração para o Québec, consulte o site: Immigration-Québec 

 

TCF DAP (Demande d'Admission Préalable)

O TCF DAP é específico para inscrição no 1° ou 2° ano de graduação em uma universidade francesa ou para candidatos a todos os níveis de estudos em uma das 20 escolas nacionais superiores de Arquitetura na França. Há apenas uma sessão por ano. Composição: provas obrigatórias do TCF TP + prova obrigatória de expressão escrita específica para DAP.

 

TCF ANF (Accès a la Nationalité Française)

O teste é exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização. São 2 provas obrigatórias: compreensão oral e expressão oral.

 

 Calendário 2019

 

 

Como se inscrever? 

O candidato poderá se inscrever de forma presencial diretamente na secretaria da AF Belém.

Observação: candidatos aos exames de TCF provas orais, TCF ANF e TCF Québec deverão entregar uma foto 3x4 (formato oficial), em jpeg com resolução 300 dpi. Essa foto será impressa no certificado oficial. 

Várias Alianças Francesas do Brasil são centros de aplicação do TCF, porém, não são responsáveis pelo processo de candidatura nas universidades francesas. As informações sobre estudos na França devem ser solicitadas ao CampusFrance, serviço de informação sobre estudos superiores na França vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. 

Valores: contate a Aliança Francesa de Belém pelo telefone (91) 3224-3998 ou contatos@afbelem.com