Exposição ‘A volta de Fordlândia’ - coletivo Suspended Spaces - Aliança Francesa de Belém

Exposição ‘A volta de Fordlândia’ - coletivo Suspended Spaces

O coletivo francês Suspended Spaces, com apoio do Institut Français du Brésil e da Aliança Francesa de Belém, apresenta a exposição coletiva "A volta de Fordlândia", reunindo artistas brasileiros, franceses, canadense e portugueses em evento a ser realizado no próximo dia 25 de maio, a partir das 9h, na sede da Associação, no bairro da Campina, em Belém.

Publicado em 22/05/2019
Por Cultural AF Belém

 

A Associação Fotoativa e coletivo francês Suspended Spaces, com apoio do Institut Français du Brésil e da Aliança Francesa de Belém, apresentam exposição coletiva "A volta de Fordlândia", reunindo artistas brasileiros, franceses, canadense e portugueses no próximo dia 25 de maio, a partir das 9h, na sede da Associação (Praça das Mercês, nº19 - Bairro da Campina). O evento abre com café da manhã, seguido de perfomance e mesa-redonda, e se estende pela tarde em sessão especial no Cine Olympia, com um dos trabalhos narrados ao vivo e bate-papo sobre os trabalhos. 

Depois da residência artística organizada em Fordlândia pelo coletivo Suspended spaces entre 21 de agosto e 7 de setembro de 2018, uma exposição e um colóquio internacional foram apresentados em Paris em novembro do ano passado. Nessa ocasião, cerca de vinte obras foram apresentadas entre instalações, vídeos, fotografias e performances a partir da experiência in loco. 

Fordlândia foi fundada em 1928 por Henry Ford às margens do Rio Tapajós. Construída para cultivar de forma intensiva a borracha necessária para uso dos veículos fabricados pela Ford de Detroit. Hoje a pequena cidade é habitada por diferentes gerações que ali chegaram. Resguarda em suas paisagens dimensões de um arquivo a céu aberto do qual ecoam outros grandes projetos impostos à região, atualizando leituras do Brasil contemporâneo.

Arquivos, memórias e paisagens são questões trabalhadas por pesquisadores e artistas brasileiros e internacionais que aqui se conectam nessa exposição, aportando reflexões que se inscrevem no cruzamento da arte e das ciências humanas. 

Para sua realização, o evento conta com a parceria do Cine Olympia, Sol Informática e Humana Com & Trad. 

Sobre os realizadores: 

Suspended Spaces é um coletivo francês que existe desde 2007, que promove o encontro entre artistas e pesquisadores, organiza residências e workshop com estudantes, realiza mesas-redondas, conferências e eventos, produz projeções e exposições, edita livros, entre várias outras ações, Seus membros fundadores são: Jan Kopp, Jacinto Lageira, Daniel Lê, Françoise Parfait e Eric Valette.  

A Fotoativa tem sido uma das principais fomentadoras do cenário cultural paraense, desde 1984, utilizando a fotografia como recurso reflexivo, experimental e agregador. Ela se consolida como um núcleo de referência singular para o desenvolvimento e integração da fotografia no contexto sociocultural da região. E hoje é formada por um corpo de artistas, educadores e pesquisadores de diversas áreas em constante renovação, abarcando outras linguagens em suas práticas e reflexões. 

Serviço

Exposição 'A volta de Fordlândia' 
De 25 de maio e 29 de junho de 2019 
Na Fotoativa | Praça das Mercês, 19 – Campina. Belém/PA
Informação no site www.fotoativa.org.br (91) 3212-1010 | a.fotoativa@gmail.com