Debate de ideias com Lívia Noronha, Natasha Vasconcelos e Maxime Rovere - Mês da Francofonia 2019 - Aliança Francesa de Belém

Debate de ideias com Lívia Noronha, Natasha Vasconcelos e Maxime Rovere - Mês da Francofonia 2019

Lívia Noronha, Natasha Vasconcelos e Maxime Rovere farão um diálogo dia 29/03, às 19h, no auditório Setorial Básico 2 - UFPA, atrás do ILC (2º Portão). No sábado (30/03), Maxime receberá o público para um encontro literário a partir das 11h30 no salão cultural da AF Belém.

Publicado em 20/03/2019
Por Cultural AF Belém

 

Na sexta-feira (29), 19h, a UFPA recebe duas pesquisadoras e um pesquisador na área da Ciências Humanas para um diálogo sobre “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas”, com a participação de Lívia Noronha, Natasha Vasconcelos e Maxime Rovere, no AUDITÓRIO DO SETORIAL BÁSICO 2 - atrás do Instituto de Letras e Comunicação - ILC-UFPA (2º Portão). Entrada gratuita. 

A atividade integra o "Mês da Francofonia", realizado pela Aliança Francesa de Belém, com apoio dos Ministério da Cultura e Ministério Ultramarino da França, Institut Français, Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil, Fundação Cultural do Pará (FCP), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA e a Faculdade Estácio-Belém.

O evento gira em torno da obra lançada em setembro de 2018 pela Edições N-1, de mesmo nome da palestra, e que tem o objetivo de reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia. Trata-se de uma coleção de textos escritos por mulheres filósofas (Marie de Gournay, Olympe de Gouges) e pensadoras feministas (Poulain de la Barre, Choderlos Laclos, Condorcet). Confira parte da versão online!

Encontro Literário

No sábado (30/03), a partir das 11h30, Maxime Rovere receberá o público para um encontro literário sobre seu novo livro “Que faire des cons?”, lançado pela editora Francesa Flammarion, no salão cultural da AF Belém. Entrada gratuita e aberta a todos os públicos! A obra apresenta escritos sobre uma nova ética para pensar e curar um flagelo do nosso tempo, a doença coletiva do veneno de nossas vidas individuais - com humor, benevolência e sabedoria. O evento terá mediação e participação especial do professor Dr. Ernani Chaves, da Faculdade de Filosofia da UFPA. Confira parte do livro na versão online!

Sobre Natasha Vasconcelos, Lívia Noronha e Maxime Rovere

Lívia Noronha é professora de Filosofia e Consultora Acadêmica. Bacharela em Filosofia (UFPA), Mestra em Filosofia Contemporânea (UFPA). Atualmente pesquisando Filosofias Feministas e Afrodiaspóricas.

Natasha Vasconcelos é feminista, ativista, mestranda em ciência política PPGCP/UFPA, membra da Rede feminista de Juristas - DeFemde e criadora do Instagram @politicaparamulheres, com mais de 11 mil seguidores.

Maxime Rovere possui Mestrado em História da Arte pela École du Louvre (1998), Mestrado em Estética e Filosofia das Artes pela Université Paris I-Panthéon Sorbonne (1997) e Doutorado em História da Filosofia na École Normale Supérieure (Lyon, 2006). Tem experiência na área da Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, Racionalismo, Spinoza.

Serviço

Evento: “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas", com Lívia Noronha, Natasha Vasconcelos e Maxime Rovere
Data: 29/03
Hora: 19h
Local: auditório Setorial Básico 2 - UFPA, atrás do ILC (2º Portão)
Entrada gratuita!

Evento: encontro literário - livro “Que faire des cons?”
Data: 30/03
Hora: 11h30
Local: salão cultural AF Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)
Entrada gratuita!

Mais informações: (91) 3224-3998 - contatos@afbelem.com