Mês da Francofonia: Concurso Dis-Moi Dix Mots 2019 - Aliança Francesa de Belém

Mês da Francofonia: Concurso Dis-Moi Dix Mots 2019

Estão abertas as inscrições até 19/03 para o Concurso Dis-Moi Dix Mots 2019, uma realização da Aliança Francesa de Belém que integra o “Mês da Francofonia”, destinada a todos os públicos amantes da língua francesa e da cultura francófona, sejam alunos ou não alunos da instituição.

Publicado em 23/02/2019
Por Dominik Giusti

 

A iniciativa tem o objetivo de estimular a criação de expressões em torno de palavras, de forma literária ou plástica, e para participar você precisa criar uma produção artística. Vale apresentar propostas como tipografia ou desenho, grafite, pintura ou história em quadrinhos, poema, slam, música, vídeo: a imaginação é livre para descobrir o poder das formas da palavra! A participação é gratuita e você pode ganhar bolsas integrais. Confira o regulamento completo aqui. Os participantes vão ganhar um kit da AF Belém com ecobag, squeeze, caneta e um mapa da Organização Internacional da Francofonia.

As produções devem envolver as palavras selecionadas este ano: arabesque, composer, coquille, cursif/cursive, gribouillis, logogramme, phylactère, rébus, signe, tracé. Estas palavras ilustram o novo tema da edição: "Diga-me dez palavras ... em todas as formas", que tem o objetivo de exaltar a forma visual da escrita, sua relação com a linguagem oral e o seu significado. São duas categorias: “Desenho/design” ou “Escrevo&digo”, a primeira destinada às criações gráficas, que podem brincar com a forma física da palavra e deverão ser apresentadas em formato físico ou digital entre o A4 e o A3; e a segunda para o formato do uso da palavra relacionado à literatura e expressões orais, contendo entre 150 e 300 palavras.

Como será a seleção dos vencedores?

Nos dias 15 e 20/03 os participantes serão avaliados por uma banca julgadora, que analisar cada produção, que não poderá ter inclusão ou citação de obras artísticas de outros autores e deverá ser realizada inteiramente pelo participante do concurso. Os critérios de avaliação incluem a coerência com o tema, utilização correta e original das 10 palavras (escritas ou desenhadas), originalidade formal do texto, originalidade na criação artística do desenho/design e correção linguística.

Qual a premiação?

- 1º lugar “Desenho/design”: 1 (uma) bolsa de estudos de 1 (um) semestre para os cursos regulares de 50h na Aliança Francesa de Belém;
- 1º lugar “Escrevo&digo": 1 (uma) bolsa de estudos de 1 (um) semestre para os cursos regulares de 50h na Aliança Francesa de Belém.

Como fazer a inscrição?

Você pode se inscrever gratuitamente até dia 19/03, presencialmente na sede da Aliança Francesa de Belém (tv. Rui Barbosa, 1851, entre rua dos Mundurucus e e avenida Conselheiro Furtado - Batista Campos) ou pelo e-mail afbelemconcursos@gmail.com, com envio da ficha de inscrição (de forma legível) com sua assinatura, cópia de documento de identificação com foto recente e a sua produção em uma das categorias. Cada candidato só poderá se inscrever de uma vez, com uma produção.

Mês da Francofonia

Aliança Francesa de Belém apresenta a partir do dia 13 de março uma programação diversificada sobre a cultura francófona: é o Mês da Francofonia, que será realizado pela na capital paraense com exibição de curtas metragens, apresentações culturais, ateliês gastronômicos, palestras, concurso pedagógico e encontros no salão cultural da instituição. O festival é uma celebração à língua francesa, idioma falado nos cinco continentes e ocorre com apoio da Direction des Affaires Culturelles da Guiana (DAC-Guyane), Institut Français e Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil. Programação completa em breve! O concurso Dis-Moi Dix Mots é uma iniciativa do Ministério da Cultura da França, em parceria com o Ministério das Relações Estrangeiras e Desenvolvimento Internacional e Ministério da Educação, Ensino Superior e Pesquisa franceses.

REGULAMENTO

FICHA DE INSCRIÇÃO