Lançamento do livro "As Aves do Pará" - Aliança Francesa de Belém

Lançamento do livro "As Aves do Pará"

Lançamento do livro "As Aves do Pará" acontece no próximo dia 07/12 na Aliança Francesa de Belém.

A Aliança Francesa de Belém, o Fórum Landi, o Conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Sr. Alain Bourdon, e o Consul honorário da França no Pará, Sr. Sergio Galvão, lhes convidam a participar do:

Lançamento do livro As Aves do Pará segundo as memórias de Dom Lourenço Álvares Roxo de Potflis, 1752

Les oiseaux du Pará d’après les mémoires de Dom Lourenço Álvares Roxo de Potflis, 1752

No dia 7/12/2017, às 19h, na Aliança Francesa de Belém, teremos o lançamento do livro inédito As aves do Pará / Les Oiseaux du Pará que, desconhecido até o século XVIII, será finalmente publicado em uma edição bilíngue (português-francês).

Considerado um dos primeiros textos de história natural produzido em solo brasileiro, o manuscrito foi enviado pelo Padre Dom Alvares Roxo de Potflis ao celebre explorador francês Charles-Marie de La Condamine e permaneceu guardado no Museu Nacional de História Natural de Paris desde então.

A cooperação entre a França e o Brasil, confirmada por uma relação estabelecida há mais de três séculos entre o Padre Roxo e La Condamine, inspira o espírito dessa obra, que também é fruto da cooperação cultural e acadêmica entre os dois países. A excepcionalidade da obra está presente nas belíssimas ilustrações originais de Aves feitas por crianças indígenas, integrantes do coral do Padre Roxo.

A publicação foi concebida no âmbito da comemoração do aniversário de 400 anos da cidade de Belém e foi possível graças a parceria firmada entre a Embaixada da França, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Aliança Francesa de Belém, o Fórum Landi e o Museu Nacional de História Natural de Paris, com financiamento de Emenda Parlamentar Individual.

Para celebrar este momento, teremos no dia 7/12:

19h – Palestra de abertura com Nelson Papavero (Museu de Zoologia da USP/pesquisador Museu Goeldi-Belém)

20h – Coquetel de lançamento do livro